segunda-feira, 1 de março de 2010

Réu é condenado a 13 anos e 6 meses por matar integrante de gangue rival

Em julgamento realizado nessa quinta-feira passada (25/02), o Conselho de Sentença do 3º Tribunal do Júri da Comarca de Fortaleza condenou o réu Francisco Gilson Oliveira de Sousa a cumprir pena de 13 anos e seis meses de reclusão. Ele foi acusado da morte de Felipe Silva Campelo, no dia 10 de junho de 2008.

Segundo o Ministério Público, os dois faziam parte de gangues rivais no bairro Jardim das Oliveiras. Gilson, no dia do ocorrido, invadiu a casa da vítima e atirou cinco vezes contra ele, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Os jurados, depois dos debates em plenário, entre defesa e acusação, resolveram condenar o réu por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A denúncia, feita pelo promotor de Justiça Humberto Ibiapina, foi acatada na sua totalidade pelo Júri Popular.

A tese da defesa, patrocinada pelo advogado Djalma Alvarez Brochado Neto, era de que o réu teria cometido homicídio simples, mas foi rejeitada pelos julgadores.

Na aplicação da sentença, o juiz titular da 3ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza, José de Castro Andrade, determinou a pena base de 14 anos de reclusão, porém reduziu em seis meses pelo fato de o acusado ser menor de 21 anos na época do crime. Francisco Gilson estava detido na casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL I), em Itaitinga, aguardando o julgamento.

Matérias como esta nos da a sensação de que realmente a justiça existe e que está a disposição de toda sociedade, onde fico muito lisonjeado pelo motivo de que o promotor de Justiça Dr. Humberto Ibiapina fora meu professor na universidade, onde devo muito o que sei ao Ilustre colega, sempre agindo sabiamente e em busca do fim maior do direito que é a Justiça.

Crimes banais como este devem ser veementemente rechaçados pela Justiça, aplicando penas severas, mas não só penas, e sim medidas sócio-educativas que visem a ressocialização do condenado.

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria, mostra o que realmente está acontecendo na sociedade brasileira, brigas de gangues, brigas pelo domínio de território do tráfico de drogas, onde os jovens cada vez mais delinquentes, sem amparo estatal, incentivos do governo etc. Vale salientar também o trabalho da Justiça em busca da paz social, tirando do convivio social delinquentes.

    ResponderExcluir